14.3.13

Sopa da Panela Alentejana

Decidi estrear-me nestas andanças com o prato típico de domingo da minha família. A sempre reconfortante sopa da panela alentejana. Esta sopa tem várias versões, sendo que esta é a minha favorita: a receita da família. Com ingredientes genuinamente alentejanos, esta sopa faz as delícias da família e dos nossos convidados. 

Curiosamente, foi o meu almoço de hoje, um miminho da avó.


Para esta sopa são necessários (para cerca de 4/5 pessoas):

meio frango ou perú (se for frango do campo, tanto melhor!)
enchidos vários, como chouriço, morcela, farinheira e toucinho
raminhos de hortelã
sal q.b.
o pão alentejano, a estrela principal das sopas alentejanas

Começa-se por cozer o frango ou perú em água com sal q.b. 
Cozer, ao mesmo tempo, os enchidos em separado. É importante referir que a farinheira deve ser cozida separadamente, em água fria que, ao entrar em ebulição, cozerá a farinheira em cerca de 5 minutos.
Quando prontas, as carnes devem ser retiradas, fatiadas e colocadas numa travessa. 
A água que as cozeu é o caldo da sopa. 
Deve levar-se à mesa numa terrina, com as folhas de hortelã.
O pão é cortado aos cubos. Leva-se à mesa o pão, o caldo e a travessa de carnes.
Normalmente, sirvo as carnes no prato, o pão, e por fim junto o caldo. Uma delícia.

Comida de conforto para dias frios de inverno.

5 comentários:

  1. Sopa da panela!!!!
    Que delícia!

    ResponderEliminar
  2. realmente esta sopa é muito boa, só que na minha terra n~~ao é feita com frango nem peru é feita com cachaço de borrego, é sem duvida ainda melhor que esta o resto é em tudo igual.

    ResponderEliminar
  3. Sopa da panela é uma delícia. A comida alentejana é muito boa.

    ResponderEliminar
  4. Ai que saudades eu tenho da sopa da panela da minha mãe!!!
    Ela fazia-a da mesma maneira, como é descrita nesta receita., mas só tem uma pequena diferença, a minha querida mãe, não lhe punha farinheira.!!! Ela também lhe punha uma folha de louro.!!!
    Quem não conhece esta sopa típica do Alentejo, devia tentar, pois ela é uma delícia e activa o metabolismo celular, ideal para nós precaver os contra o frio.!!!

    ResponderEliminar