21.7.14

Cogumelos à Alentejana

Esta receita é, na verdade, de um amigo meu que tem andado a partilhar, com certeza, receitas maravilhosas pela Roménia. Como alentejano de gema, adora comer e claro, cozinhar. Provei estes cogumelos divinais num dia muito especial, e fiquei fã de cogumelos, algo que não apreciava muito até à data. Obrigada, André!




Ingredientes:
*1h30 a 2h
*serve vários

no mínimo duas variedades de cogumelos frescos (brancos, marron, porcini, portobello, pleu... o que interessa é a variedade!)
uma cebola grande
quatro dentes de alho
metade de uma linguiça e chouriço (para uma alternativa vegetariana, não usar)
duas folhas de louro
vinho branco
uma malagueta
azeite q.b.
sal, pimenta preta, alho em pó, colorau, alecrim q.b.

Cortar os cogumelos grosseiramente e reservar. Os cogumelos terão de encher o tacho por completo. Picar a cebola e os dentes de alho e cortar a linguiça e chouriço. Refogar tudo com azeite a tapar o fundo do tacho. Deixar alourar e juntar a malagueta (cortada em metade) e as folhas de louro ao refogado.

Juntar os cogumelos ao refogado, enchendo o tacho. Mexer bem. É a altura de adicionar o vinho branco até 1/3 do tacho, o sal, pimenta, e os outros temperos a gosto. Envolver com uma colher de pau e deixar cozinhar em lume brando. 

Como os cogumelos perdem muita água, o segredo é cozinhar lentamente, entre hora e meia a duas horas. O segredo é ir espreitando e provando. Quando estiverem no ponto, estarão cozidos mas um pouco rijos. É uma forma deliciosa de comer os cogumelos!

Cogumelos deliciosos com sabores do Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário